As evoluções dos novos Mercedes Classe S Coupé e Cabriolet
A Mercedes vai aparecer no salão de Frankfurt com tantas novidades que estas duas quase correm o risco de passar despercebidas… E estamos "só" a falar do refrescamento estilístico mas também tecnológico e a nível de motorizações dos Classe S Coupé e Cabriolet, dois dos modelos mais fascinantes da vasta gama do construtor de Estugarda!
Por fora, as alterações são mínimas – a verdade é que não era preciso mexer… –, limitando-se aos pára-choques dianteiro e traseiro retocados, bem como as ópticas dianteiras e as grelhas dianteiras laterais. A maior novidade está na traseira, com as ópticas em tecnologia OLED: são 66 díodos luminosos orgânicos – camadas muito finas de material orgânico "impressas" numa placa de vidro que se iluminam ao serem excitadas electricamente – que parecem flutuar dentro de cada óptica, permitindo efeitos de luz inesperados que são usados quando o carro é aberto ou fechado.
Os novos Classe S Coupé e Cabriolet recebem ainda um novo volante, com pequenas superfícies tácteis no lugar dos habituais botões, para se navegar pelos muitos menus à disposição. Mas os comandos do volume do rádio ou da velocidade do "cruise control", por exemplo, continuam a ser os tradicionais, para maior "feeling" e facilidade de utilização quando se vai a guiar.
No habitáculo sobressaem os já familiares ecrãs de grandes dimensões (12,3’’), a que se juntou a mais recente geração do sistema de navegação Comand, estreada na berlina. Outra novidade é a função Energizing Comfort que adapta os controlos da climatização, a iluminação ambiente e até a massagem dos bancos e a fragrância do habitáculo de acordo com os desejos do cliente! Porque é de topos de gama que estamos a falar…
A nível de motorizações há novidades e o Coupé tem direito a uma entrada de gama exclusiva, com o S 450 que substitui o S 400, uma questão de nomenclatura, pois mantém-se o V6 3.0 de 367 cv com filtro de partículas e função "roda livre" para poupança de combustível. No patamar seguinte é que há novidades, já em comum para as duas carroçarias: o S 500 e o V8 4.7 de 455 cv dão lugar ao S 560 com um V8 4.0 de 467 cv que, no Coupé, pode receber a tracção integral 4Matic. Mantêm-se as variantes AMG, com o 63 AMG a subir de 585 para 612 cv, ficando assim mais próximo do 65 AMG cujo V12 se mantém com 630 cv.